O Catecismo da Igreja Católica define que a Eucaristia ocupa um lugar único, como «sacramento dos sacramentos» e «todos os outros sacramentos estão ordenados para este, como para o seu fim» (CIC 1211).
Na realização de cada Congresso Eucarístico, por exemplo, seja de âmbito nacional ou internacional, o objetivo é sempre o mesmo: reavivar no coração dos fiéis a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja.
Em Portugal, a Igreja prepara-se para a realização do 5.º Congresso Eucarístico Nacional, a realizar de 31 de maio a 2 de junho em Braga. Já em setembro, terá lugar o evento a nível internacional no Quito (Equador).
Os Congressos Eucarísticos nasceram na segunda metade do século 19 na França. Uma leiga inspirada por São Pedro Julião Eymard, considerado “Apóstolo da Eucaristia”, tomou a iniciativa de organizar o primeiro Congresso Eucarístico Internacional em Lille. Teve a ajuda de outros leigos, sacerdotes e bispos e a bênção do Papa Leão XIII.
Apostava-se numa renovada fé em Cristo presente em Jesus Eucarístico como remédio contra a ignorância e a indiferença religiosa. Nesse sentido, além de conferências, os congressos são um grande momento de celebração.
Fonte: https://cancaonova.pt/congresso-eucaristico-nacional-e-a-centralidade-da-eucaristia-na-vida-da-igreja/