Tem início hoje, 11 de setembro, na cidade de Quito (Equador), a assembleia plenária com a presença dos delegados nacionais para os Congressos Eucarísticos Internacionais (IEC).
Um dos pontos centrais desta reunião é a apresentação do documento base que servirá de preparação para o 53.º IEC. Este texto é um instrumento oferecido a todas as Dioceses do mundo, com reflexões teológicas e pastorais, para se prepararem frutuosamente para estes dias eucarísticos.
Tendo em conta o evento global, a Comissão Teológica do Comité Local Equatoriano, em colaboração com o Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, elaborou um “texto base” à luz do tema «Fraternidade para curar o mundo».
O 53.º IEC terá lugar nesta cidade de Quito em 2024, de 8 a 15 de setembro sob o tema: «Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8)». Desta forma, a fraternidade humana que está no centro da reflexão do Congresso não permanecerá um sonho, mas encontrará uma maneira de se concretizar a partir da celebração eucarística.
O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), através da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade (CELE) da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), tornará brevemente disponível a tradução em língua portuguesa do referido documento e organizará a nível nacional a participação neste 53.º IEC. Dom José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, Presidente da CELE e delegado nacional para os Congressos Eucarísticos, está presente nesta assembleia em representação da Igreja presente em Portugal.