53.º Congresso Eucarístico Internacional: terminou a assembleia plenária com os delegados nacionais
De 11 a 14 de setembro o Centro de Formação Social “BETHANIA”, em Quito (Equador), acolheu os delegados nacionais para os Congressos Eucarísticos Internacionais (IEC), com a representação de 39 países.
Nesta assembleia foi apresentado o tão aguardado “documento base” que servirá de preparação para o 53.º Congresso Eucarístico Internacional (53.º IEC), documento este que é um instrumento, com reflexões teológicas e pastorais, para ajudar na preparação pastoral e espiritual deste grande evento eclesial.
«O texto tem o sabor da experiência de fé dos povos latino-americanos, dom que desejam partilhar com quantos queiram participar de alguma forma no Congresso Internacional. A Igreja de Quito vai transformar-se numa tenda eucarística, onde a mesa da Palavra e do Pão nos vai reunir para descobrirmos a presença misericordiosa de Deus que nos ama intensamente e nos torna irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai. O dom pascal do Senhor Ressuscitado, que está no coração de cada Missa e do culto eucarístico da qual adquire o seu significado, ao mesmo tempo que sara as nossas feridas, ajuda-nos a cuidar de cada irmão e irmã».
A par do referido documento houve também a divulgação do programa do 53.º IEC, do esclarecimento de alguns assuntos relacionados com a logística, bem como da visita à Basílica do Voto Nacional; à igreja de são Francisco; à igreja da Companhia de Jesus; à escultura da Virgem de Quito (El Panecillo); à cidade “Metade do Mundo” (latitude 0°0’0″) e ao Centro de Convenções Metropolitano de Quito, onde decorrerão as atividades do Congresso que se realiza nesta cidade de 8 a 15 de setembro de 2024.
Dom José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade e delegado nacional para os Congressos Eucarísticos, esteve presente na assembleia em representação da Igreja presente em Portugal.
O Secretariado Nacional de Liturgia organizará a nível nacional a participação no 53.º IEC.