Todos os anos, há um ponto na Procissão Eucarística da Marcha com Cristo que deixa o Padre Josh Miechel sem palavras.
“Quando viramos a última esquina no final da Macquarie Street, olho sempre para trás e fico boquiaberto com todas as pessoas. Fico sempre arrepiado. São tantas! São sempre mais do que se pensa. E penso: ‘Uau, Deus é realmente amado aqui, Deus está a fazer algo especial aqui”, partilhou o Padre Josh, pároco da Igreja de São Pedro Chanel e São José em Berala.
Enquanto Sydney se prepara para a procissão eucarística anual “Walk with Christ” (Caminhar com Cristo), a 22 de junho de 2025, bispos, párocos, diáconos e seminaristas de Sydney estão a preparar-se para mais momentos de afirmação da fé, naquela que se tornou uma das mais poderosas demonstrações públicas de fé católica da Austrália.
“Tem havido um grande aumento no número de pessoas que vêm à cidade para a procissão de Corpus Christi”, observou D. Richard, bispo auxiliar.
“Sempre foi popular, penso eu, porque também temos dado mais ajuda prática às paróquias para chegarem à procissão. Temos disponibilizado autocarros para as paróquias e as paróquias têm apoiado a procissão, de tal forma que no ano passado tivemos 15 000 pessoas. Este ano, gostaríamos de ver ainda mais”, afirmou.
“Desde que me lembro, enquanto fui padre, tentei sempre trazer um grupo da paróquia”, partilhou o Padre Josh. “É uma oportunidade fantástica para eles professarem publicamente a sua fé, pararem as ruas de Sydney e juntarem-se a outros católicos unidos para caminharem com Cristo.”
É esta unificação de alegria, fé, força e orgulho pelas ruas do CBD de Sydney, que tem um impacto profundo nos seus participantes todos os anos.
“Uma das melhores coisas da Procissão Caminhar com Cristo e de reunir todas essas pessoas é perceber que não se está sozinho. Quando vemos uma manifestação de fé tão grande, de milhares de pessoas de fé que estão preparadas para sair e dizer ‘Deus é importante’, isso dá-nos uma grande confiança e esperança para o futuro”, disse o D. Richard.
O Padre Josh acredita que a procissão também oferece uma oportunidade única de evangelização para os que estão a assistir. “Muitas vezes, a cidade está cheia de turistas. Pessoas que não fazem a mínima ideia do que se está a passar, exceto que trabalham, são cristãos. São católicos. Há claramente algo que Deus está a fazer nos seus corações. E estão maravilhados”.
Para o próprio Pe. Josh, participar na procissão como padre tem um significado especial. “Estou orgulhoso de estar ali com os meus irmãos, estou orgulhoso dos meus irmãos e estou orgulhoso de ser um dos padres de Sydney a caminhar pelas nossas ruas com Jesus”, partilha.
Um desses irmãos é o seminarista Cronan Yu. A procissão eucarística tem um significado especial para seminaristas como Yu, que estão em formação para o sacerdócio, dando-lhes um vislumbre do seu futuro ministério centrado na Eucaristia.
“Como seminaristas, estamos a preparar-nos para uma vida dedicada à Eucaristia”, explicou Yu. “Participar na procissão ajuda-nos a ligarmo-nos mais profundamente a este mistério central da nossa fé.”
Para os colegas seminaristas de Yu, a Caminhada com Cristo tornou-se um ponto alto do seu ano de formação.
“Discutimos frequentemente como é comovente ver famílias, paroquianos idosos e jovens a caminharem todos juntos”, observou Yu. “Faz-nos lembrar a comunidade diversificada a que somos chamados a prestar serviço.”
A procissão serve também para recordar a tradição viva da Igreja. À medida que os seminaristas caminham ao lado de bispos, padres, religiosos e fiéis leigos, liga-os a séculos de devoção católica.
“Há uma bela humildade em caminhar atrás do Santíssimo Sacramento”, partilhou Yu. “Coloca tudo em perspetiva – Cristo conduz e nós seguimos”.
Com Sydney preparada para acolher o Congresso Eucarístico Internacional em 2028, a Caminhada anual com Cristo assume um significado acrescido como preparação espiritual para este encontro global.
“Como em tudo, muitos dos frutos dependem da preparação”, observa o Padre Josh. “É muito importante participar, para que outras pessoas tenham a oportunidade de ver o que temos e de o desejar, e de começar a entrar nele elas próprias.”
O D. Richard faz eco deste apelo à ação, convidando os fiéis de Sidney a juntarem-se a ele e aos seus irmãos clérigos na preparação para a IEC em 2028, acrescentando que “é uma forma de todos não só participarem, mas também contribuírem com o melhor que têm em termos de arte sacra, em termos das suas capacidades de criação, para mostrarem a sua criatividade litúrgica enquanto nos preparamos para a IEC em 2028. É um verdadeiro ponto alto cultural na expressão de dar glória a Deus”.
A Caminhada com Cristo realiza-se a 22 de junho com um festival que começa às 13h00 em Martin Place. A procissão começa às 14h30 em ponto, na esquina da Martin Place com a Pitt Street.
Fonte: https://catholicweekly.com.au/walk-with-christ-eucharistic-procession-led-by-clergy/