Cardeal José Tolentino enviado especial para o 5.º CEN

O 5.º Congresso Eucarístico Nacional (5.º CEN), vai realizar-se em Braga de 31 de maio a 2 de junho de 2024. Para o representar, o Papa Francisco nomeou, o cardeal José Tolentino, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé.

Foi com imensa alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa e a Comissão Nacional para o 5.º CEN recebeu a notícia, publicada esta manhã no Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, que dava conhecimento da designação do Cardeal D. José Tolentino como enviado especial do Papa.

José Tolentino Mendonça, nascido em Portugal, é cardeal da Igreja Católica desde 5 de outubro de 2019, sendo atualmente Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé. Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa. Tem licenciatura canónica em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, Roma. A 26 de junho de 2018, o Papa Francisco nomeou D. José Tolentino Mendonça como arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, elevando-o à dignidade de arcebispo.


Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Tolentino Mendonça publicou inúmeros volumes e artigos nos campos teológico e exegético, bem como várias obras poéticas, valendo-se da linguagem literária e filosófica.

O 5.º CEN tem como tema: «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (Lc 24,35)». Este grande encontro eclesial pretende que nos voltemos para o essencial, para a fonte e o vértice da ação da Igreja, que é a Eucaristia. Juntos, vamos consolidar a arte de bem celebrar, o silêncio, a escuta, o canto, a adoração e o maravilhamento da Eucaristia na sua nobre simplicidade e beleza.