O departamento arquidiocesano para a liturgia deu a conhecer um conjunto de informações práticas acerca do modo como a Arquidiocese de Braga se mobilizará para a preparação do 5.º Congresso Eucarístico Nacional (5.º CEN) e o 53.º Congresso Eucarístico Internacional (53.º IEC).
As comunidades são convidadas à oração, formação e celebração: «cada cristão e cada comunidade são convidados a rezar pelo bom êxito dos Congressos Eucarísticos», seja através da oração pela preparação do Congresso, seja na oração universal dominical com a introdução das preces publicadas no site do Congresso.
O departamento propõe também que cada «Arciprestado organize encontros formativos para os agentes de pastoral litúrgica (sacerdotes, leitores, acólitos, ministros extraordinários da comunhão, cantores e instrumentistas, sacristães, zeladores, equipas de acolhimento…), para os membros das Confrarias do Santíssimo Sacramento ou do Senhor e para a comunidade em geral. Estas ações de formação terão por base as catequeses que foram publicadas pelo Secretariado Nacional de Liturgia (SNL)».
Com início no Domingo de Páscoa, até à véspera da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, haverá Adoração Eucarística contínua em toda a Arquidiocese. Este momento de oração é antecedido por uma Vigília de Oração pelos Congressos Eucarísticos (texto a publicar pelo SNL em dezembro).
No dia 30 de maio, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, cada Arciprestado organizará uma procissão com o Santíssimo Sacramento, em articulação com os membros das Confrarias do Santíssimo Sacramento ou do Senhor e a comunidade cristã em geral.
A fim de promover os ministérios litúrgicos, o departamento para a liturgia, em articulação com o SNL, está a organizar a publicação de quatro livros para os ministérios: leitores, músicos, acólitos e ministros extraordinários da comunhão. O livro contará com uma pequena meditação para cada Domingo e Solenidade dos três ciclos litúrgicos, relacionando a Palavra de Deus proclamada com o exercício do respetivo ministério.
A Arquidiocese de Braga vive empenhada para que a celebração destes Congressos Eucarísticos, alcance frutos para a vida da Igreja, tais como: a valorização da Eucaristia dominical, «através da presença assídua dos fiéis, não por preceito, mas por reconhecimento da importância do encontro com Cristo e com os irmãos na comunidade»; pelo «aprofundamento e maturidade de fé dos cristãos na celebração da Eucaristia, quer pela escuta da Palavra, quer pela comunhão sacramental»; tornar a «participação dos fiéis na Eucaristia mais alegre, consciente, ativa e frutuosa; que se desenvolva «um serviço ministerial mais qualificado e diversificado, envolvendo todos; a promoção da «Adoração Eucarística em cada comunidade cristã, de forma regular, para rezar por intenções concretas da vida da Igreja e da sociedade, sobretudo com a presença dos jovens; a renovação espiritual e pastoral das comunidades cristãs a partir da Eucaristia e articular a celebração da fé com a prática da caridade cristã.
Para mais informações sobre os Congressos Eucarísticos, programa e inscrições, consulte o site www.congressoeucaristico.pt